Este artigo surgiu na sequência de um comentário de um leitor de um artigo que publiquei num determinado site. Ele referiu que geralmente só lê artigos sobre vendas, e que sendo responsável pelas compras e vendas, gostaria de ler algo sobre o processo de compra.
Costumo dizer que “para vender bem é preciso comprar melhor”. Todos sabemos que se não for efectuada uma “boa compra”, há mais dificuldades em vender o produto.
A decisão de compra de um produto é muitas vezes o resultado da intuição do gestor ou da subjectividade e condicionalismos da procura(demanda). Da metodologia de prospecção de mercado faz parte o conhecimento dos produtos, que em tudo melhora a qualidade da tomada de decisão.
Na prospecção de fornecedores, o comprador deve começar por definir o produto que a empresa pretende, a sua forma de produção, o consumo possível e as características da distribuição.
O número de potenciais fornecedores deve ser o mais completo possível, de modo a possibilitar o conhecimento das disponibilidades do mercado, dos actuais ou potenciais fornecedores de determinado produto e os que estão em melhores condições de o fornecer de um modo satisfatório.
A empresa pode recorrer a várias fontes de informação, das quais se destacam:
· Catálogos;
· Revistas técnicas;
· Conferências, palestras, seminários e congressos;
· Informações obtidas de fornecedores que contactam os compradores;
· Troca de informações entre compradores de um modo informal;
· Meios de comunicação social, etc.
De modo a rentabilizar a prospecção, é conveniente estudar antecipadamente os seguintes aspectos:
· Compatibilidade entre as políticas comerciais do fornecedor e da empresa compradora;
· Preço;
· Prazos de entrega habituais;
· Nível dos serviços prestados;
· Organização do fornecedor;
· Comportamento do fornecedor noutras empresas.
Aquando da selecção do fornecedor, é importante criar um ficheiro. Na definição de critérios de selecção, devem ponderar-se os seguintes aspectos: preço, prazos, qualidade, distância, peso nas compras da empresa, número de fornecedores simultâneos, percentagem da produção que é absorvida pela empresa, etc..
De forma a desenvolver a negociação, o comprador deverá desenvolver um estudo que lhe permita analisar as propostas, através de critérios de selecção com objectividade.
Na avaliação das propostas analisam-se os pontos fracos de cada proposta, que devem ser objecto de discussão na fase de negociação, com vista a obter algumas vantagens, pois aos pontos fortes corresponde a melhor defesa do fornecedor. Os diversos critérios devem ser ponderados, considerando-os em função da sua importância relativa na situação em análise.
Após o estudo efectuado da comparação das propostas, há que efectuar a negociação.
Costumo dizer que “para vender bem é preciso comprar melhor”. Todos sabemos que se não for efectuada uma “boa compra”, há mais dificuldades em vender o produto.
A decisão de compra de um produto é muitas vezes o resultado da intuição do gestor ou da subjectividade e condicionalismos da procura(demanda). Da metodologia de prospecção de mercado faz parte o conhecimento dos produtos, que em tudo melhora a qualidade da tomada de decisão.
Na prospecção de fornecedores, o comprador deve começar por definir o produto que a empresa pretende, a sua forma de produção, o consumo possível e as características da distribuição.
O número de potenciais fornecedores deve ser o mais completo possível, de modo a possibilitar o conhecimento das disponibilidades do mercado, dos actuais ou potenciais fornecedores de determinado produto e os que estão em melhores condições de o fornecer de um modo satisfatório.
A empresa pode recorrer a várias fontes de informação, das quais se destacam:
· Catálogos;
· Revistas técnicas;
· Conferências, palestras, seminários e congressos;
· Informações obtidas de fornecedores que contactam os compradores;
· Troca de informações entre compradores de um modo informal;
· Meios de comunicação social, etc.
De modo a rentabilizar a prospecção, é conveniente estudar antecipadamente os seguintes aspectos:
· Compatibilidade entre as políticas comerciais do fornecedor e da empresa compradora;
· Preço;
· Prazos de entrega habituais;
· Nível dos serviços prestados;
· Organização do fornecedor;
· Comportamento do fornecedor noutras empresas.
Aquando da selecção do fornecedor, é importante criar um ficheiro. Na definição de critérios de selecção, devem ponderar-se os seguintes aspectos: preço, prazos, qualidade, distância, peso nas compras da empresa, número de fornecedores simultâneos, percentagem da produção que é absorvida pela empresa, etc..
De forma a desenvolver a negociação, o comprador deverá desenvolver um estudo que lhe permita analisar as propostas, através de critérios de selecção com objectividade.
Na avaliação das propostas analisam-se os pontos fracos de cada proposta, que devem ser objecto de discussão na fase de negociação, com vista a obter algumas vantagens, pois aos pontos fortes corresponde a melhor defesa do fornecedor. Os diversos critérios devem ser ponderados, considerando-os em função da sua importância relativa na situação em análise.
Após o estudo efectuado da comparação das propostas, há que efectuar a negociação.
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