quarta-feira, 10 de setembro de 2008

10 Dicas Para Uma Liderança Positiva

Publico as 10 dicas para uma Liderança Positiva de Cida Silva, Directora e Instrutora da En Theos – Consultoria de Treinamentos (www.entheos.com.br) de Minas Gerais:

1)ATRAIR – Recrutar e selecionar pessoas com conhecimento, habilidades e atitudes positivas é papel do líder, porém só se consegue talentos para o nosso time se a empresa e as lideranças tiverem valores fortes para passar adiante.

2)TREINAR – O treinamento da equipe deve ser algo constante, algo semelhante ao ato de tomar banho, ou escovar os dentes, ou seja, deve virar hábito. E o principal treinador deverá ser o líder através de seus exemplos, através de recursos como vídeos, simulação de situações reais, palestras, cursos tanto internos quanto externos.

3)ACOMPANHAMENTO – A equipe jamais deverá trabalhar solta como um barco à deriva. Cabe ao líder oferecer feedback de valorização, reforçar aquilo que vai bem e fornecer feedback de correção naqueles pontos que os liderados estão deixando a desejar.

4)RECONHECIMENTO – O líder que reconhece o esforço da equipe promovendo e remunerando de forma adequada, justa, respeitando as políticas da empresa, possui mais chances de manter uma equipe coesa.

5)PONTUALIDADE – Não só para chegar ao local de trabalho, mas para todo e qualquer compromisso como: reuniões, treinamentos, confraternizações, responder e-mails para a equipe, fornecer respostas para as dúvidas e cumprir o que promete.

6)MARKETING PESSOAL – Cuidados com a apresentação física é fundamental. Roupas devem ser adequadas ao local de trabalho ou à profissão. Para os homens barbas feitas, cabelos cortados. Para as mulheres roupas e acessórios discretos de acordo com a profissão e o ambiente de trabalho. Lembre-se de que o líder é o espelho da equipe.

7)DELEGAR – Uma das maneiras de gerar confiança na equipe é delegar tarefas e responsabilidade. Além de gerar confiança possibilita o crescimento e desenvolvimento dos liderados.

8)CELEBRAR VITÓRIAS – Sempre que uma boa venda for concretizada ou um projeto for concluído vale a pena comemorar. Isso cria motivação e eleva o ânimo da equipe na busca de novas conquistas.

9)RESPEITO – Se o líder quer o respeito da equipe ele deverá ser o primeiro dar o exemplo. Chamar atenção dos liderados na frente de outras pessoas, gritar e falar palavrões, ofender com ironia e deboche são práticas que devemos banir. Agindo dessa forma o líder só conseguirá boicotes, desarmonia e desequilíbrio emocional em toda a equipe.

10)RESPEITO ÀS DIFERENÇAS – O líder não é um super-homem, ou uma mulher-maravilha. Esses ícones só existem na tela do cinema. Você não é o melhor em tudo. Uma boa equipe possui habilidades e experiências diversas que vão complementar aquelas que o líder já possui.

Nenhum comentário:

Formulário de Contacto

Your Name :
Your Email :
Subject :
Message :
Image (case-sensitive):