quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ser Profissional Hoje

Publico um artigo de Inge Christmann - Consultora e Instrutora de Treinamentos com Expertise em Recursos Humanos -Brasil:


Tenho escrito muito, principalmente em fóruns e poesias, porém ao me sentar para escrever um artigo sobre minha área de atuação, vacilei.
Vejo milhares de artigos escritos quase que diariamente sobre os mais diversos temas de recursos humanos e gestão de pessoas. E muitas vezes numa repetição de idéias, paradigmas, e soluções para a complicada arte da convivência profissional. É uma infinidade de escritores, pesquisadores, estudiosos, curiosos, experimentadores tentando decifrar como se manter no mercado e conseguir driblar a acirrada competitividade destes nossos tempos de globalização.

Existem receitas das mais diversas, desde hábitos a serem enraizados, até treinamentos radicais e de choque. Apesar de estar tentando sempre me manter atualizada sobre as novas práticas de RH e suas ferramentas, confesso que muitas vezes sinto-me pressionada a assimilar novidades e forçada a querer transmiti-las aos outros o que no fundo considero um pouco como modismo. É a cobrança pela mudança. Assim como todo o dia se troca de roupa, nos vemos obrigados a dormir acreditando em uma prática ideal para nosso sucesso profissional e quando acordamos já está ultrapassada.

Então entramos nessa viagem alucinante e mudamos nossa roupagem profissional a cada nova idéia que surge, como se nossa essência, o que somos o que no fundo acreditamos ser sucesso para nós não tivesse mais valor, e aí nos perdemos. Além de termos que estar sempre atualizado sobre as ferramentas de nosso trabalho, que considero uma aprendizagem necessária, ainda temos que nos manter atualizados sobre o que é ser um profissional que o mercado deseja. Não basta mais sabermos nosso trabalho, e fazê-lo com competência e dedicação, não podemos gostar de estar onde se está, tem que sempre estar se buscando novas oportunidades de crescimento na carreira.

O aprendizado para nosso crescimento pessoal e profissional agora é uma obrigação e não o prazer de se descobrir e se encantar aos poucos com as novas experiências, é preciso assimilá-las e descartá-las com a rapidez que as mudanças no mercado impõem. E as mudanças e novos conceitos de um profissional com a cara que o mercado deseja estão cada vez mais carregados de qualidades de um super homem. Lembro sempre das qualificações exigidas nas vagas e muitas vezes me ponho a pensar se este profissional realmente existe ou apenas vestimos a máscara do profissional ideal, e como temos que vesti-la e trocá-la constantemente, já não sabemos que rosto é aquele que miramos no espelho todos os dias de manhã.

Deve ser apenas uma saudade, dos rostos antigos, ou da leitura que encantou meu coração há muito em que li que “o essencial é invisível aos olhos”.

Nenhum comentário:

Formulário de Contacto

Your Name :
Your Email :
Subject :
Message :
Image (case-sensitive):