terça-feira, 16 de setembro de 2008

Chegou o Dia da sua Apresentação !

Publico um artigo de Armando Pastore Mendes Ribeiro - Director da PENSARE - Consultoria, Treinamento e Promoção de Eventos de Coritiba - Brasil:

Finalmente chegou o dia em que fará uma apresentação sobre um importante projeto que demorou meses planejando. Estudou tudo sobre o assunto. Virou praticamente um especialista na matéria. Tem respostas para as principais dúvidas na ponta da língua. Preparou com capricho uma apresentação em Powerpoint, gráficos e até um filme curto para ajudar

Naturalmente o nervosismo toma conta. Os diretores e os principais gerentes estarão lá assistindo e interessados em saber sobre um projeto tão esperado.

Você ensaiou com seus colegas, seus filhos e esposa ouviram-no pacientemente. Pronto chegou a hora.

Algumas perguntas básicas antes de começar!. Quanto tempo de apresentação? Quantas lâminas de PowerPoint preparou ?

Abaixo umas dicas que podem ajuda-lo a tornar sua apresentação com Powerpoint um sucesso:

- Saiba que não existe regra rígida quanto ao número de slides a serem usados durante uma apresentação. Entretanto, como recomendação, utilize um tempo médio de 2 (dois) a 3 (três) minutos para apresentação de cada slide. Assim se sua apresentação terá 40 minutos – 20 slides no máximo.
- Utilize com equilíbrio os efeitos de animação, algumas pessoas podem se sentir incomodadas com o excesso de movimentos e sons.
- Coloque no máximo 7 (sete) palavras chaves por slide. Acima desse número as pessoas têm a tendência de esquecer ou desviar a atenção.
- Coloque gráficos e tabelas somente se forem imprescindíveis e ainda assim com bastante cuidado. Muita informação num slide prejudica a leitura. Se for o caso, imprima a tabela ou o gráfico e distribua para acompanharem com você.
- Textos longos num slide são totalmente desaconselháveis use sempre palavras chave.
- Cuidado com o excesso de cores e ilustrações. A importância não está em fazer uma apresentação maravilhosa mas no recado que você irá dar. Os slides servem de apoio.
- Lembre-se que sua apresentação tem que ser feita para a platéia e não para a tela. Posicione-se de modo que você visualize todos os participantes e elas possam ver a você e a tela.
- Verifique se a cor dos slides está compatível com a luminosidade da sala. Alguns projetores necessitam de pouca luminosidade na sala e isso pode atrapalhar ou cansar a platéia.

Tomados esses cuidados básicos você fará uma excelente apresentação e ao final só resta correr para o abraço

Nenhum comentário:

Formulário de Contacto

Your Name :
Your Email :
Subject :
Message :
Image (case-sensitive):